Superbikers - Em Foco - Piloto Juninho Trudes
- Edição e Imagens - Chris Fabbri | Diretor
- 6 de set. de 2016
- 7 min de leitura

Agora é a vez do nosso querido Juninho Trudes, piloto rápido e carinhosamente apelidado de "Sub-Solo Man" (cotovelo sempre queimando no asfalto), além de ser um cara de astral sempre pra frente e super gente-boa com todos pelas pistas. Contando pra nós um pouco da sua tragetória até agora. Fiquem com o grande Juninho Trudes !

Superbikers - Juninho, como a motocicleta entrou na sua vida ? Como tudo começou ?
Juninho Trudes - Na realidade, meu pai sempre teve moto, sempre gostei de andar com ele para cima e para baixo, principalmente na praia Iguape-Sp cidade natal dele. Por volta de 11 anos eu já corria de kart e já tinha muitos troféus pois comecei a correr aos 8 anos, eu pedi para andar com a moto na “praia” ele então disse : “Kaka” (meu apelido dentro de casa) você sabe andar de moto... Onde aprendeu ? Eu disse lógico que sei, aprendi com os primos pai, o Vago e Vandeco, aí ele então me liberou (risos).
Resumindo, eu não sabia nada. Foi engraçado. Então meu primo Vandeco me ensinou a sair pelo menos com a moto, dali por diante aprontei muito tentando aprender o que os meus primos já sabiam pois eu era o mais novo e todos eles já andavam há algum tempo. Eu caia praticamente todos os dias mas sem gravidade pois caía na areia, então era só bater a areia e subir na moto de novo.

Superbikers - Em qual momento voce percebeu a vontade de competir e quais os passos que deu para que isso se realizasse ?
Juninho Trudes - Em 2010 com 22 anos, tive a oportunidade de comprar a minha primeira moto 0 km no dia do meu aniversário. Uma Honda Hornet, a tão sonhada 4 canecos. Então fui as ruas e estradas como muitos para ver o que ela “dava”. Tínhamos alguns grupos nas ruas e me destaquei logo de início, por fim em 3 meses troquei de moto, comprei uma Suzuki Srad 750cc 2008, 2 anos mais velha porém muito mais forte e mais moto.
Fiquei quase 2 anos indo nas estradas e passando perigo praticamente todos os dias que saía para andar ou “correr” de moto com os amigos. Sempre tive a vontade de andar em Interlagos, lembro quando abriu inscrição para o curso do Alex Barros, até então eu adoraria porém não tinha condições.
E uma coisa eu queria, se fosse fazer um curso que fosse com ele, pois é o ícone Brasileiro no esporte. Finalmente em fevereiro de 2012 consegui, parcelei em algumas vezes e aguardei a data, fiz o curso e andei em Interlagos pela 2a. vez na vida e adorei. Andei com alguns instrutores dele na época e consegui dar um calor neles (risos), e isso me deu mais vontade ainda de tentar algo a mais. Falei pessoalmente com o Alex e conversamos sobre competições, custos, etc. Na época tinha um aluno também o Daniel Slingardi com uma CBR600F no curso, me deu as dicas e o caminho para competir e como seria essa categoria de entrada.
Em março na semana do meu aniversário de novo fui assistir a primeira corrida do SuperBike, da arquibancada e dali tive a certeza que eu tinha que estar lá, vi alguns pilotos e disse a quem estava comigo que eu também poderia fazer aquilo. Saí de lá pensativo e com vontade de correr. Na semana antes da próxima etapa eu comprei a moto no SBK. Eu e o Thiago meu amigo e mecânico fomos a Fernão Dias amaciar o motor isso saindo de São Matheus (Zona Leste de São Paulo) de madrugada pois teríamos corrida no fds. Bom é história demais para contar, tenho que agradecer também o Rodrigo Viana que foi o meu primeiro patrocinador. Me comprou um pneu, o primeiro para eu poder correr além de ser um incentivador “Master”.

Superbikers - Como voce vê a questão da preparação técnica, física e mental de um piloto de competição ?
Juninho Trudes - Essencial, pois todos esses quesitos são necessários para o “grande resultado”, onde todos do Grid querem estar, lá na frente, no lugar mais alto. Quanto mais técnica melhor para sua segurança e melhorando seu feedback ao mecânico tornando-se piloto e moto um só. A preparação física é essencial para manter o ritmo, pois não basta apenas 1 ou 2 best laps, tem que ser “reloginho” como usamos na gíria, constante. A preparação mental igualmente importante porque precisa que estar 100% focado, preparado para adversidades, largada, erros, pressão, ser arrojado quando preciso, administrar as situações, etc.

Superbikers - Quais seus planos e objetivos no(s) campeonato(s) que atua esse ano ?
Juninho Trudes - Esse ano voltei a categoria 1000cc desta vez SBK PRO, quero entrar nos TOP10 onde já estamos e logo estar entre os TOP5, aprender muito para que possamos evoluir como piloto e equipe. Hoje estou em uma equipe muito bem estruturada e temos tudo para dar certo, estou treinando muito para o objetivo.

Superbikers - Juninho, você vem de categorias de motos de média e pequena cilindrada recentemente. Hoje correndo de 1000cc seus resultados são meteóricos e dando calor em pilotos mais experientes nessa categoria. Qual o maior legado que as categorias anteriores trouxeram para a sua pilotagem hoje? Os resultados te surpreenderam? Como ficou o seu lado emocional com tudo isso? Tem alguém que te ajuda nesse sentido?
Juninho Trudes - Na realidade eu comecei nas 600cc uma (Hornet carenada) depois a CBR600F ou seja já foi na média cilindrada, isso em 2012 .. 2013 eu já estava de Srad750 na categoria Pro Estreante. Sim eu de 750cc no meio das 1000cc tive um acidente, fiquei um tempo fora. Em 2014 tentei voltar e quase entrei nos TOP10 ficando em 11o. melhor resultado isso de S1000RR mas tive q operar novamente o escafóide, um dos piores ossos para recuperar no corpo. Fica no pulso.

Em 2015 eu voltei na 600cc na Supersport Pró Estreante , fiquei fora de uma das provas e acabei em 3o. no campeonato. Porém se eu tivesse andando e terminado em último na primeira corrida eu seria campeão. Fiquei muito feliz com os resultado. Nas 600F usávamos pneus Diablo Rosso que foi uma ótima escola. Quando fui para o Grid da Pró Estreante (1000cc) que já andava com a SBK PRO aí sim a evolução foi muito grande. Eu voltei ao meu sonho e a grande meta de andar na categoria madrinha do SBK ..
Esse ano temos um Grid top acho que talvez seja o melhor dos últimos anos e faço parte dele. Sim os resultados desse ano estão me surpreendendo a cada corrida, ainda estou em fase de evolução média de 1 seg por corrida, tão logo acredito que estarei ali mais pertinho dos TOP5 q são as equipes oficiais de fábrica. Honda, Kawasaki e BMW. Hoje eles tem 9 motos e eu logo irei beslicar um lugar desses, estou trabalhando muito para isso. Meu pai é meu companheiro, me acompanha em tudo, sempre está ão meu lado desde quando comecei a competir no kart, sempre vejo ele na pista quando estou correndo, temos uma linguagem muito top, as vezes tomo broncas mas ele é essencial na minha evolução e também no lado psicológico. Eu fico bem tranquilo nas corridas, não chego a ficar nervoso nem ansioso e isso me ajuda pois normalmente largo muito bem e dificilmente perco posições nas corridas. Sempre estou a frente de onde eu larguei ao final da corrida.

Superbikers - Juninho, hoje voce corre e treina de supermotard entre as corridas da motovelocidade. Vemos também os pilotos da MotoGP fazendo o mesmo, mas também Motocross e Dirty Track. No seu caso, esses treinos mudaram a sua pilotagem?
Juninho Trudes - Isso mesmo, procuro treinar 1x por semana pelo menos, pois tem um custo muito mais baixo que a Motovelocidade. Sim, evolui muito em vários quesitos, hoje ando muito técnico e consigo ter um ótimo feedback do que está acontecendo na tocada “moto&piloto” sem falar que é muito divertido andar de Supermoto. Tudo acontece mais rápido em vez de começar a frear nos 150m .. Nas Supermotos temos 10m para frear as vezes menos, acelerações em poucos metros e saídas de traseiras animais. Resumindo hoje corro com uma margem muito boa de segurança sendo rápido e claro aprendendo sempre a cada treino.

Superbikers - Em que momento na motovelocidade isso ficou mais evidente? Quem te influenciou a treinar de supermotard?
Juninho Trudes - Em todos os sentidos me ajudaram, frenagens principalmente, escapadas de traseira e a técnica em geral, a largada, ser arrojado, etc.. Na realidade pesquisei e resolvi conhecer e logo nos primeiros dias conheci o “mestre” pra mim o Chiquinho Velasco, multi campeão Brasileiro e Paulista que me deu uma grande força e aprendo com ele sempre, não adianta chegar e tentar andar com quem sabe, começamos tudo d enovo , a tocada é totalmente diferente, e isso aconteceu final de 2014. Esse ano estou nos Campeonatos, até ano passado eu só treinava, e está dando tudo certo. Sou Líder no Brasileito de Supermoto e Vice Líder no SMBC Campeonato Paulista.

Superbikers - Qual o recado que voce dá para o pessoal que acelera forte nas estradas ?
Juninho Trudes - Eu já fui igual a voces, estou aqui hoje contando, posso falar que foi sorte ou destino, mas que era fato, tive horas extras que Deus me deu para continuar vivo. Nunca tive acidentes nas ruas, nas estradas, pois se tivesse com certeza não estaria aqui contando e fazendo essa entrevista. Ainda dá tempo, ou tenham consciência e andem como deve ser com cuidado e cautela ou infelizmente poderão não estar no próximo Natal com a sua família e amigos.

Superbikers - Quais seus equipamentos atuais (motocicleta, proteção, etc.) / marcas que gostaria de citar?
Juninho Trudes - Hoje estou com uma Kawasaki Zx10R na categoria SBK PRO, Kawasaki KXF450 na modalidade Supermoto que uso muito para treino e para minha evolução como piloto, faço 2 campeonatos Brasileiro de Supermoto que sou líder em 2 categorias SMBikers (voltada a pilotos de motovelocidade) e SMStock ( motos mais próximas do original com preparação mínima). E o SMBC campeonato paulista estou em 2o. Lugar na categoria SM Speed Pro.
Macacão é Tutto e capacete Nolan.

Superbikers - Observações finais Juninho, a vontade para seus recados.
Juninho Trudes - É um mundo fascinante de desafios, a cada saída para pista aprendemos, moto + piloto + equipe tem que ser um só, como uma família unida realmente, só assim trará os melhores resultados.
Vrauuu JT72 - Me sigam nas redes sociais Juninho Trudes:
Facebook - Juninho Trudes, Página no Face - Juninho Trudes #72
Instagram - Juninho Trudes
Email - Juninho_trudes@hotmail.com
Contato 11 98506-1069
Quem quiser participar do meu Track day ou Curso me procure nas redes sociais ou nos contatos acima. Faço 1 evento por mês, com track day com categoria para moto-velocidade e Supermoto além do curso . Faça sua reserva !!!
Quero agradecer e homenagear minha mãe Anyta Trudes, minha fã número 1, que torce por mim e é super coruja (risos). Obrigado por tudo mãe, te amo !!! :-)

Abração a todos e muito obrigado por me acompanharem e pela torcida !!!
Juninho Trudes.
Galeria Juninho Trudes / Imagens - Chris Fabbri
Comments