top of page
Buscar

Superbikers Brasil - "Contatos Imediatos" | Diego Faustino fala com Bruno Teixeira

  • Edição/Entrevista - Chris Fabbri e Carlos Barcelos
  • 30 de mai. de 2016
  • 7 min de leitura

O fã e piloto de Minas Gerais - Bruno Teixeira - Foto - Paulo Peralta






Com a grande repercussão gerada com a entrevista do Diego Faustino, um dos fãs que o acompanha desde o início da carreira se manifestou e entrou em contato com o nosso colaborador o Carlos Barcelos, contando como se identificou com a história narrada pelo Diego. Em função disso, o Carlos teve essa excelente idéia de tentarmos aproximar o fã com o seu ídolo, e acabou dando certo e se transformando num bate papo que fez a alegria de todos nós.


Fica aqui mais uma vez, o nosso agradecimento ao querido Diego Faustino, um cara sempre nota 1000 desde o seu início na motovelo, hoje piloto oficial HONDA no Campeonato Superbike Brasil e atual campeão da categoria principal - a Superbike Pro, que mesmo depois de uma longa e cansativa viagem de carro para o Paraná, nos cedeu seu tempo e atenção para bater esse papo com o Bruno Teixeira, falando de Minas Gerais, já tarde da noite, com a nossa presença e do Carlos Barcelos, coordenando a conferência que rolava on-line...


Aqui, um pouco do que rolou neste nosso primeiro encontro da série "Contatos Imediatos"...

Curtam e aproveitem....

(Diego Faustino mostrando pra que veio ao mundo em Interlagos) Foto - Chris Fabbri


Superbikers - Diego, muito obrigado por estar dividindo seu tempo conosco para essa iniciativa. Um sonho para o Bruno poder ter essa conversa direta com voce, algo que dificilmente ocorreria se não fosse sua disposição em atender o nosso pedido. É para ele, uma oportunidade de ouro, que tem um grande sonho de ser piloto e ficou emocionado com as coisas que voce contou na recente entrevista que fizemos com voce. Obrigado amigo.



Diego Faustino - Maravilha gente, eu que agradeço a oportunidade. Eu já estive desse lado no meu inicio e sei como é legal e importante estar perto dos pilotos que voce curte e poder ter um pouco da atenção deles. Vamos lá e não precisam se preocupar com o tempo, estou aqui a disposição de vocês. Bem vindo Bruno, espero te ajudar um pouco... Pra mim é um prazer estar aqui nesse bate-papo.

Bruno Teixeira na pista, pilotando com a equipe Carlos Barcelos) Fotos - Paulo Peralta

Bruno Teixeira - Em primeiro lugar gostaria de agradecer muito a oportunidade de conversar com um dos pilotos mais talentosos do meu país o qual admiro muito. Acompanho você Diego desde o "Racing Festival", quando a montaria de todos os pilotos eram as HONDA CB 600F Hornet 2008, já com injeção eletrônica.


Sei que daquela época surgiram os mais velozes pilotos brasileiros que temos hoje, como voce ídolo e piloto da 68, do D. Lewis, M. Teixeira, R. Paschoalin, A. Douglas e outras feras. Gostaria que essa prosa fosse numa roda de amigos e de preferência num autódromo que é um lugar que nós dois gostamos muito. Mas sendo isso algo muito difícil de acontecer, agradeço muito sua atenção aqui e vou tentar aproveitá-la ao máximo. Com apenas duas perguntas, quero tentar aprender o que me falta como piloto, dentro do possível e do estágio que estou.

Iniciei em outubro de 2014, na GP Light em Curitiba.


Lá conheci o Carlos Barcelos e ingressei na equipe dele, correndo as duas últimas provas do Brasileiro pela GP Light, e ano passado a convite do Carlos e junto com a equipe, disputamos o Camp. Uruguaio de Motovelocidade e com muita dedicação e apoio da equipe conquistamos o vice-campeonato pela Stock 1000.


Uma pergunta Diego: Como irei continuar meu aprendizado, minha evolução como piloto de motovelocidade, com a falta de recursos financeiros para a participação nas principais corridas do meu país e sem contar com um equipamento equivalente ao utilizado pelos demais pilotos que alinham no grid comigo ? Estou com uma R1 2007 original.

(Diego acelerando forte na subida para a curva do Café / Interlagos) Foto - Chris Fabbri


Diego Faustino - Entendo... muito bom. Vou falar um pouco da minha experiência pra voce, com base na sua pergunta.


Como a maioria, eu não sou fruto de muito treino não.


Comecei na 135cc, pouca experiência, mas sempre soube que desde pequeno ia me dar bem com coisas a motor...(risos). A primeira coisa, e talvez a mais importante delas... Você tem que ser muito honesto com voce mesmo… nunca na vida quis andar fora de regulamento.. nunca me senti a vontade de correr e vencer sem ser por mérito meu.


Não adianta querer aprontar, se não for honesto e correto, não vai longe, porque na hora que você precisar, não vai conseguir, ou será banido de campeonato se te pegarem, como já vi acontecer inclusive. Um cara assim não consegue mais patrocínio, não tem mais a atenção de ninguém, e não faz mais nada de concreto no esporte.


Eu sempre busquei e sempre busco me desenvolver para tirar tudo da moto. Nunca foi fácil.. meu pai ajudava a trocar pneu… levávamos a moto na Montana do jeito que dava..… eu trocava roda, pastilhas..etc.


Esquema sofrido…Mas continuamos e não desanimamos…


Qdo. cheguei nas categorias mais caras depois da Hornet, foi uma época de dificuldades na empresa. Foi muito difícil mas eu sempre soube onde eu queria chegar… sempre sabendo qual seria o próximo passo.


E sempre me colocando pressão para evoluir, pois eu sabia que não teria grana pra continuar correndo por muito tempo. Essa era a pressão que me motivava muito para tentar sempre o máximo enquanto eu pude.



Foto - Chris Fabbri


O momento nao é fácil por causa da situação do país… mas ao mesmo tempo você já fez um campeonato fora do país… e isso é excelente pois já conseguiu adquirir uma boa experiência com isso, que muito poucos conseguem.


Eu só consegui parar de pagar algo quando consegui me destacar… Você tem que ser um piloto viável e que desperte interesse, tem que ser um "bom produto" para que alguem pague algo por voce. Eu consegui algo, mas sempre falta muito.. sempre trabalho visando evoluir e dar o retorno que todos precisam… Voce está muito bem encaminhado com o Carlos Barcelos, pela preocupação que ele tem com preparo físico, emocional e técnico de um piloto.


Motor não é tudo Bruno… é bastante mas nao é tudo… Eu já andei de Suzuki stock na frente de BMW. Tem muito, mas muito mais que o piloto pode fazer antes de conseguir atingir o limite do seu equipamento.


Ciclística é muito importante… a geometria, a suspensão acertada e sempre tem muito que evoluir em sua pilotagem… Quando se tem uma moto melhor, fica mais fácil, mas a falta dela não limita a sua capacidade, de forma alguma.


A técnica do piloto e o acerto da moto pode e geralmente coloca o piloto com desvantagem de equipamento na frente. Eu consigo quase que garantir que voce tira 2 segundos ou mais da sua moto atual apenas no acerto apurado, na suspensão, relação, etc. e na evolução da pilotagem. Tira mesmo, e fácil... e tira mesmo se você pensar que hoje já está andando no limite dela.. Vai por mim e acredita nisso.



Foto - Chris Fabbri



Bruno Teixeira – Certo, muito obrigado pelas informações acima, de grande valia. Vou pensar muito nisso daqui pra frente Diego. Eu não posso mais ser um campeão jovem como voce foi, mas quero quem sabe um dia viver algum momento de glória na motovelo nacional. Não quero desistir e essa conversa me motiva muito. Me diz, a motovelo te presenteou com bons amigos ? de verdade ?



Diego Faustino - Com certeza Bruno… pessoas que entraram na minha vida e que mudaram o rumo dela, dentro e fora das pistas…


Odair Delefrati, entrou pra me ajudar nas 250cc, e foi campeão nessa categoria em 2008. Me ensinou muito... Meu manager, Diego Quirino, um segundo pai na vida… sou quem sou hoje como pessoa e piloto por causa dele e devo muito a ele.


O Maico Teixeira da minha equipe , um dos meus melhores amigos… cara 1000%, o Cachorrão outro cara nota 10, o Pitico… só gente nota 1000. É bom demais depois de um dia de treinos poder andar pelos box e papear com essa galera, são muitos grandes amigos, graças a Deus...


Sempre tem a galera que não curte muito a gente… isso é normal... e quem é fã acaba criando rivalidades que nao existem na realidade… por exemplo, eu e Danilo Lewis… nos respeitamos muito como pessoas, somos rivais mas também amigos, conversamos, etc.. mas o fãs criam a rivalidade forte…é um barato isso e tem que saber separar...rsrs


Sim, sou muito grato por tudo que a motovelo me trouxe até hoje. Nao desista Bruno, a carreira é longa no Brasil… la fora nao dá mais, mas aqui dá pra andar muito… o Cachorrão com 46 anos e anda o que anda… O Cerciari com 56 e anda demais, tem que tirar o chapéu… e vários outros…


Vc tem aí uns 25 anos pela frente pra acelerar forte...…então vai sem mêdo, luta e conte comigo quando nos encontrarmos pela pista para continuar esse papo, é só chegar.


Espero ter conseguido ajudar um pouco com as respostas, muito obrigado pelos elogios e por acompanhar minha carreira, pois isso nos motiva muito, e eu também estarei aqui torcendo por você agora que te conheço. Sucesso e muitas felicidades Bruno. Nos vemos na pista.



Bruno Teixeira - Maravilha amigo. Só pra registrar uma coisa Diego... Corri a última etapa de 2014 no brasileiro. Eu e Carlos Barcelos fomos ver os pilotos terminando a curva da vitória pra entrar na reta ali perto de voces na pista. Lembro de ver você empinando a Srad na zebra externa e apontando pro mergulho do bacião. Animal aquele momento e nunca esqueço da cena !


Houveram dificuldades pra vocês dois. Mas ambos com muita força de vontade começaram 2015 com muita garra. Um mês depois o Carlos já estava de volta e você Diego sagrou-se Campeão na temporada. Tenho vivido as corridas e quero ser muito competitivo também. Muito obrigado a você, ao Carlos e a Superbikers Brasil pela oportunidade dessa conversa sensacional para mim.


Na foto - Bruno Teixeira e seu amor pelas 2 rodas desde criança (arquivo pessoal do piloto)



Superbikers - Diego, sem palavras, obrigado por essa oportunidade . Sua atitude em estar aqui conosco mostra e reflete seu nivel. Deixar um fã conhecer voce dessa forma é um grande estímulo para ele e para todos. Muito obrigado e muito sucesso pela frente.


Diego Faustino - Valeu galera, um prazer esse papo, e contem comigo sempre. Abraços a todos !

(Diego colecionando mais um pódio na 1a Etapa Superbike 2016) Foto - Chris Fabbri

Kommentare


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

São Paulo / SP - Brasil

  • Facebook Social Icon
  • Facebook Social Icon

© 2016 by Chris Fabbri. All Rights Reserved / Todos os direitos reservados.

bottom of page