Superbikers Brasil - Em Foco - Piloto Jeferson Friche
- Edição e Imagens - Chris Fabbri | Consultor
- 24 de mai. de 2016
- 3 min de leitura

Batemos um papo com o Piloto Jeferson Friche, dono de um estilo muito arrojado e que já coleciona neste ano o título de Campeão da Copa Pirelli 2016 na Categoria ProAm.
Superbikers Brasil - Como a motocicleta entrou na sua vida ? Como tudo começou Friche ? Em qual momento voce percebeu a vontade de competir e quais os passos que deu para que isso se realizasse e como começou a andar pra valer nos autódromos ?
Jeferson Friche - Como amante do motociclismo desde criança sempre fui atraído pela motos, meu primeiro contato foi com uma mobilete XR50 da Caloi aos meus 7 anos de idade.
Em pouco tempo com ajuda do meu irmão mais velho personalizamos toda a mobilete e rapidamente eu já estava fazendo algumas manobras arriscadas. Quando atingi os meus 15 anos já sabia pilotar motos maiores e sempre estava aprendendo coisas novas e como bom curioso que sou, acabava desmontado toda moto e tentando melhorar a performance.
Aos 18 anos comecei a treinar de verdade com motos de MotoCross e aos 23 anos comprei minha primeira moto grande uma Honda CBR1000 RR. Depois disso comecei a treinar em Track- Days e em 2008 conheci a Motoschool. Foi quando comecei a me interessar mais sobre aprender técnicas de pilotagem.
Em 2013 participei da minha primeira corrida no Superbike Brasil como um presente pessoal de aniversário, depois disso me dediquei de verdade ao esporte e hoje cheguei onde estou.

Superbikers Brasil - Como voce vê a questão da preparação técnica, física e mental de um piloto de competição ?
Jeferson Friche - Após iniciar a participação nos campeonatos, mudei drasticamente meus treinos, procurei um profissional para acompanhar meus treinos e fortalecer a resistência de músculos específicos, perdi 10 kg como os novos treinamentos e tripliquei a intensidade de treinos em cima das motos.
Comecei a utilizar algumas competições regionais de MotoCross, Enduro, Supermoto e também Track-days ganhando resistência e concentração para aperfeiçoar ainda mais alguns detalhes que utilizamos durante o campeonato principal, o Superbike.

Superbikers Brasil - Quais seus planos e objetivos no(s) campeonato(s) que atua esse ano ?
Jeferson Friche - Esse ano estou competindo em 3 campeonatos:
Brasileiro de Supermoto, Supermoto BrasilCup pelo campeonato paulista de Supermoto e o SuperbikeBrasil que é nosso foco principal. Saímos Campeão da Copa Pirelli 2016 ProAm e focando no Campeonato Brasileiro / Superbike na Categoria ProAm. A meta é ser campeão neste ano nesta categoria.

Superbikers Brasil - Jeferson, voce faz planos em pilotar em alguns circuitos específicos? Tem vontade de acelerar onde alem de interlagos ? Cite alguns. Tem alguma curva, ou parte de algum outro circuito brasileiro que você esteve ou ouviu falar e que te instiga a acelerar da mesma maneira que os pilotos que nunca estiveram em Interlagos e querem passar pelo "S" de Interlagos ?
Jeferson Friche - Realmente eu tenho uma grande vontade em estrear no novo circuito de Curvelo/MG. Praticamente já competi em todos os circuitos no Brasil faltando apenas esse novo autódromo, e a expectativa é muito boa.
Acredito que para todo piloto o famoso S do Senna é uma das curvas mais desafiadora e desejada. Fazer uma ultrapassagem no S não é fácil e em algumas oportunidades eu consegui realizar boas ultrapassagens bem ali na cara do público. Mas também já me dei mal. Forcei demais a freada e acabei caindo. Nada grave mas quase me custou o campeonato naquele momento.
Superbikers Brasil - Qual o recado que voce dá para o pessoal que acelera forte nas estradas ?
Jeferson Friche - Eu conheço os dois lados da moeda pois já fui um alucinado nas estradas, acabei presenciando vários acidentes com amigos e também acabei passando por um acidente onde sai ileso mas graças a ajuda de Deus.
Acho bacanas os passeios e viagens com motos grandes mas hoje sofremos com o índice de roubos e alto nível de acidentes por imprudência. O melhor local para se desafiar é na Pista. Depois que inicie os treinos e competições consegui levar alguns amigos juntos e sempre busco orientar aqueles alucinados nas estradas que isso não leva a nada. Quer ser bom faça sua inscrição em alguma escola de pilotagem e venha participar do Superbike Brasil.
Superbikers Brasil - Quais seus equipamentos atuais (motocicleta, proteção, etc.) / marcas que gostaria de citar aconselhamentos aos pilotos ?
Jeferson Friche - Hoje participo das competições com uma Kawasaki ZX10 onde estreio na próxima etapa. Os meus equipamentos são da marca Dainese, uma opção pessoal e o meu capacete um AGV Corsa, com apoio da Xmotors46.

Superbikers Brasil - Suas considerações finais Friche ou recados que queira deixar para os fãs e amigos leitores...
Jeferson Friche - Gostaria de agradecer os meus maiores incentivadores, o Sidnei da Sky Componentes Eletrônicos e a minha família que sorri e sofre comigo nas competições.
Piloto JefersonFriche #6
Patrocínio Oficial: Sky Componentes Eletrônicos
Apoio: Vivo Desejo
Visitem:
Facebook : https://www.facebook.com/pilotojefersonfriche/
Instargram: Jeferson Friche
Abraços a todos e obrigado,
Jeferson Friche
Comentarios