Superbikers Brasil - Em Foco - Prof. Carlos Barcelos
- Edição e Imagens - Chris Fabbri / CFR Media
- 17 de mai. de 2016
- 7 min de leitura

Conversamos dessa vez com o nosso queridíssimo amigo Carlos Barcelos. Um daqueles grandes irmãos que Deus coloca em nossas vidas na motovelo.
Piloto, professor de pilotagem esportiva e defensiva, locutor (e dos bons), palestrante, divulgador, organizador e agora também Consultor Técnico da Superbikers Brasil, dentre outras maravilhosas ações ligadas ao esporte, Carlos é acima de tudo um grandioso e autentico apaixonado pela motovelocidade, além de protagonista de um dos momentos mais emocionantes que cliquei nas pistas (2015, Santa Cruz do Sul / Moto1000GP).
Abaixo nessa entrevista prá lá de especial e reveladora, que conta um pouco da história e dos pensamentos desse cara especial, que é acima de tudo um grande ser humano.

(Em Brasília, autódromo lotado, Carlos Barcelos passando na reta em alta velocidade - Foto-Chris Fabbri)
Superbikers Brasil - Carlos, conte um pouco para nós sobre como as coisas começaram e como essa paixão pelas 2 rodas se desenvolveu.
Carlos Barcelos - Oi Chris, obrigado pela oportunidade para eu falar um pouco a meu respeito, embora eu prefira falar sobre o esporte e sobre a equipe porque eu acho que isso é muito maior do que qualquer coisa que eu possa fazer. Aproveito para desejar sucesso na Superbikers Brasil e mais ainda, te agradecer pela oportunidade de divulgar os pilotos e suas histórias de maneira geral.
Comecei cedo nas motos, com 10 anos já pilotava com meu pai na garupa e com 12 já pilotava sozinho. Veio de berço. Tenho pai e mãe que são motociclistas. Mas só tive condições de ir para um autódromo bem mais velho e por acaso, um amigo iria correr uma etapa do gaúcho e fui junto. Entrei na pista e fui mais rápido que ele, na outra semana retirei as carenagens e fui competir, chequei em 5º e não parei mais.
Como piloto sou o atual Vice campeão da categoria principal 1000cc do Campeonato Uruguaio e 5º colocado na categoria GP1000 evo 2015. Já corri em vários campeonatos sempre visando aprender e por acreditar que fazendo parte, podemos ajudar um pouco mais ao esporte.
Minha paixão e tão grande que com 14 anos eu era bandeirinha para poder estar perto dos pilotos no Motocross e estou sempre pronto para aprender algo novo e ajudar o esporte. Rsrsrsrs. Até locutor já fui!!! Rsrsrs.

( Também em Brasília, Autódromo Nelson Piquet, o Professor acelerando forte nos treinos - Foto: Chris Fabbri)

(Curitiba em 2015 na última etapa do ano do Moto1000GP)
Superbikers Brasil - Voce e sua equipe tem participado com sucesso em provas no Uruguai. Quais os objetivos disso e como voce avalia o esporte naquele país atualmente ?
Carlos Barcelos - A equipe tem tido realmente bastante sucesso no Uruguai. Isso tem muito mais a ver com o entrosamento da equipe, a fortíssima dedicação dos meus pilotos, com muita seriedade. Essa seriedade e dedicação eu aprendi com muitos mestres da motovelocidade do país e devo muito a eles, sendo que procuro passar aos pilotos as mesmas mensagens que aprendi.
Esse conhecimento adquirido serve de referencia para muitos. Eu consigo com esse entrosamento aplicar as técnicas na prática com os pilotos, que se dedicam, aprendem e aplicam na pista com muita responsabilidade, elevando seu rendimento num campeonato novo que valorizamos pois o mesmo busca se reformular e crescer, com nova direção no Uruguai, povo que nos recebe muito bem e com muita hospitalidade.

(Com os amigos e parte dos pilotos da equipe)

Carlos Barcelos - Os resultados são méritos dos pilotos e de toda essa enorme dedicação.
O maior objetivo da equipe é poder contribuir de alguma maneira com o esporte no Uruguai e também em outros campeonatos aqui no Brasil, porque acho que a melhor forma de se desenvolver é valorizar o esporte e se fazer presente. Dessa forma, como este campeonato nos abraça de forma tão hospitaleira, isso favorece muito a equipe estar presente com todo o apoio que temos dos organizadores.
É natural querer estar lá em nome da nossa paixão pelo esporte.
Acreditamos também que podemos ajudar muito mais não só lá como também aqui no Brasil, para vermos todos juntos o esporte crescer.
Temos uma equipe pequena, com orçamento reduzido, mas é um time muito guerreiro. Viajamos juntos, somos muito unidos e isso faz a diferença nos eventos onde participamos.

(Campo Grande / 2015 - Moto1000GP)

(O Professor Carlos Barcelos usando toda a cavalaria da Kawasaki emprestada a ele pelo amigo piloto Jason Valladares, na etapa do Moto1000GP em Santa Cruz do Sul/RS)
Superbikers Brasil - seu lado emotivo transpareceu fortemente uma vez numa prova em SCruz do sul e pude presenciar suas lágrimas de emoção ao ver seu box montado. De onde vem essa emoção? É da luta que se deve travar para chegar naquele momento de dirigir uma equipe propria ? Há muito stress e esforço envolvido nessa historia ?
Carlos Barcelos - Ela vem do mesmo lugar que todos os pilotos apaixonados pelo esporte possuem, o coração voltado a esse esporte maravilhoso. A diferença é que no meu momento de grande emoção e até lágrimas de felicidade e realização você estava lá para ver e registrar, mas todos nós, pilotos, líderes de equipe e apaixonados pelo esporte nos emocionamos as vezes com grande intensidade.
Naquele momento em específico, eu estava conseguindo retornar pois tive um apoio muito legal por parte do Gilson (Gilson Scudeler - Organizador do Moto 1000 GP) para poder voltar ao Campeonato Brasileiro em 2015 e exatamente em Santa Cruz do Sul / RS. Eu fique muito grato a ele e aos pilotos por acreditarem no projeto que tem o meu nome. Fiquei e fico emocionado sempre que toco nesse assunto, e agradeço sempre aos pilotos por estarem juntos comigo nesses momentos de tanta realização, momentos tão especiais nas vidas de todos nós.
Grato a eles por acreditarem, pela dedicação e confiança deles por mim, pela equipe e pelo esporte.

(Momento de forte e genuína emoção ao ver o box da equipe montado e os pilotos na pista depois de tanto esforço e trabalho, Carlos ainda teve presença de espírito em rapidamente fazer esse gesto ao perceber que estava sendo fotografado por mim no lindo autódromo de Santa Cruz do Sul / RS)
Carlos Barcelos - E sim, há muito stress para poder chegar a uma etapa... O stress é emocional, físico, financeiro... e voce tem que batalhar muito para poder participar e estar a altura de um evento desse porte. Voce sempre quer fazer o melhor e eu luto muito por isso, embora as vezes não pareça, para dar o melhor para o publico e para o esporte.

(Gilson Scudeler - Organizador do Moto1000GP com Carlos Barcelos)
Carlos Barcelos - A luta é contínua e incansável. Comigo e com grandes equipes isso também acontece, se vira a noite, trabalha-se muito duro antes, durante e depois de cada dia, e muitas pessoas não tem essa idéia do esforço que é por trás do evento...
Quando voce ve um box montado e seus pilotos treinando na pista e alinhando no grid é deslumbrante, sensacional e é a recompensa por tudo. Isso me motiva e emociona muito porque é fruto de muito trabalho. Quando voce ve os pilotos andando voce relaxa e a emoção brota naturalmente. Como diria o gaúcho, é bem "peleado".
Existe uma guerra em curso, de esforço, de trabalho, de confiança... E o show é poder chegar lá, alinhar no grid e fazer parte desse grande espetáculo.

(Em Cascavel naquela manhã fria e de muito nevoeiro)

(Box sempre acessível aos fãs e presença constante dos pilotos para fotos e boas conversas com os que visitam a Equipe Carlos Barcelos)
Superbikers Brasil - Uma curiosidade, em diversos momentos voce passa pela pista na moto e olha para trás... pode nos dizer o porque disso ?
Carlos Barcelos - sim é verdade... primeiro porque é muito comum durante os cursos em pista eu ficar olhando para trás. É um hábito que tenho para observar e orientar o aluno e o conduzir da melhor maneira na pista portanto é uma mania oriunda da minha escola de pilotagem.
E tem uma segunda razão que é o medo... meu maior medo na pista enquanto eu estou correndo não são as quedas e sim que um outro piloto, durante uma frenagem ou numa curva que não conseguiu fazer, vindo e batendo em voce por trás. O inesperado de um acidente ou choque desse tipo em curva 1 por exemplo é um tipo de batida que pode machucar muito.
É um medo que tenho, por isso sempre que posso dou uma controlada em quem vem atrás ficando atento e olhando quando isso é possível. A mesma coisa se aplica para não atrapalhar algum piloto bem mais rapido que esteja vindo e voce sempre quer preservar a integridade dos colegas que dividem a pista. É uma cautela a mais que sempre aplico. "Velho" é assim. (risos)...


Superbikers Brasil - Quantas voltas voce dá durante a noite anterior a uma corrida ? risos
Carlos Barcelos - Essa pergunta é muito legal porque conforme o tempo vai passando a gente diminui o numero de voltas a noite... Dou "voltas" mentalmente durante a noite na cama porque é muito comum... primeiro porque é um exercicio que a gente sempre faz e eu vejo muitos pilotos fazendo e a gente conversa sobre isso.. "quantas voltas voce já deu essa noite ? rsrsrs"... então antes de uma corrida, de noite, eu faço sim algumas voltas na pista mentalmente e faz parte para desenvolvermos a mentalização da pista, das reações, etc. Mas sim, ainda dou muitas voltas de noite..(risos).


Superbikers Brasil - Espaço aberto para suas mensagens, considerações e recados aos fãs, amigos e leitores.
Carlos Barcelos - Dentro do meu trabalho, você e muitos tem acompanhado isso, eu procuro contribuir de alguma forma para este esporte o qual somos todos tão apaixonados. Procuro estar presente onde e como puder ajudar. Eu ajudo o Orlei (Orlei Silva, organizador do Campeonato de Motovelocidade no Paraná), já me chamaram para locutor no Moto1000GP, etc.. Eu gosto muito deste esporte e ele merece todo o meu respeito.
Quero poder continuar ajudando novos pilotos, ajudando os eventos que acontecem, aos motociclistas poderem entender e respeitarem mais as suas vidas em cima de suas motos independente se forem ou não competir.
Tenho alguns projetos em andamento como a formação de novos pilotos através da escola de pilotagem que leva meu nome, palestras de conscientização para motociclistas e redução de acidentes, cursos de pilotagem para a ajudar na evolução técnica dos motociclistas em geral em vários autódromos. Faço matérias na Band RS TV e rádio no programa Band Motores e ajudo na parte técnica desportiva de campeonatos de motovelocidade como a Copa Sul Paraná e dou minha pequena ajuda ao grande projeto do site Superbikers. Devo muito aos amigos , patrocinadores e família pois esse apoio sempre me motiva e sigo trabalhando porque quero mais. Quero ver mais pessoas felizes como eu sou nas pistas e se for pilotar nas ruas, que aprendam a faze-lo com maior cuidado porque é maravilhoso viver em cima de uma moto. Equipamento que utilizo: Macacão e luvas - One-X Custom Suits, capacete Shoei e botas Alpinestars.
Meus Patrocinadores: HK9 Tattoo, Fracel Seguros, One-X Custom Suits, Revista Salão de Motos, Original Paint, Premium Reboques, Soundigital Amplificadores e Anker Acessórios. Contato : facebook.com/equipecarlosbarcelos Instagram: @profcarlosbarcelos


Eu acho que é isso, nós temos que contribuir e eu tento fazer meu melhor esforço aqui no sul para desenvolver esse projeto e estar com várias outras pessoas que pensam da mesma maneira.
Obrigado, abração e parabéns pelo projeto.
Prof. Carlos Barcelos
Comments