Superbikers Brasil - Em Foco - Piloto Alex Schultz
- Edição e imagens - Chris Fabbri/CFR Media |
- 7 de mai. de 2016
- 5 min de leitura

E dessa vez, com vocês, as histórias e os pensamentos do homem que tem muita intimidade com as motos, mas também com as cameras, lentes e fotógrafos :), nosso querido amigo e piloto da SuperSport 600 no Superbike Brasil, Alex Schultz.
E mais uma vez, contamos com o valioso apoio do nosso amigo e Consultor Técnico da Superbikers Brasil - Prof. Carlos Barcelos.
Superbikers Brasil - Olá Alex, como a motocicleta entrou na sua vida ? Como tudo começou ?
Alex Schultz - Eaee Chris, tudo bem ?! É um prazer fazer parte deste projeto e desde já agradeço pelo convite…
Por ser Paulistano e vivenciar por toda a vida a difícil locomoção na cidade de São Paulo devido ao trânsito caótico, assim que tirei a carteira de habilitação, logo de cara comprei uma moto e desde então nunca mais deixei de ter… E´claro que quando pequeno, meu tio tinha uma moto no interior e eu era apaixonado por andar com ele.
Quando adolescente, meu grande amigo e vizinho Tuty tinha uma moto onde me deixava andar também por horas na rua sozinho… o tempo foi só aflorando essa paixão e não parou mais…

Superbikers Brasil - Alex, Em qual momento voce percebeu a vontade de competir e quais os passos que deu para que isso se realizasse ?
Alex Schultz - Minha primeira moto foi uma 250cc e a vontade é sempre de aumentar a cilindrada e chegar nas super-esportivas. Após anos trocando de motos e aumentando a potência dos brinquedos, cheguei a uma 1000cc e entendi o porque os conhecidos no assunto falavam que moto grande pode ser uma "arma" na mão de quem não sabe utilizá-la.
Após muitas viagens, buscar a velocidade máxima nas estradas, comecei a perceber o alto risco que estava correndo.
Víamos e ouviamos falar de muitos acidentes e problemas com multas e policiais… Assim, quando um amigo me convidou pra um dia de pista, no autódromo de Londrina e provei da adrenalina de buscar o limite da motocicleta, porém num lugar supervisionado e próprio para a prática, foi paixão a primeira vista!
Superbikers Brasil - Quando e como começou a andar pra valer nos autódromos ?
Alex Schultz - Após algumas sessões de 1000cc em treinos nas pistas, percebi que a brincadeira era cara, principalmente nessa categoria que é a rainha do mundo da motovelocidade. Logo comecei a saber mais sobre o campeonato Superbike Series na época e no meio de 2010 comprei uma Kawasaki Ninja 250cc para uso de rua e para fazer algumas etapas da Copa Ninja dentro do campeonato.
A princípio dirigia ela até o autódromo pela marginal e corria o final de semana com ela retirando apenas os itens necessários pela vistoria (como placa, setas, retrovisores..), e após a corrida voltava ela ao estado de rua e voltava pra casa com ela novamente para meu uso diário. Após a vitória na primeira corrida como amador, me empolguei e no ano seguinte comecei a prepará-la pra uso específico de competição.
De lá pra cá, conseguimos o vice-campeonato em 2011 e o campeonato brasileiro em 2012 pela Copa Ninja. Em 2013 subimos pra categoria 600cc SuperSport onde estou até o momento com 3 vice-campeonatos brasileiros seguidos (2013-2014-2015).

Superbikers Brasil - Como voce vê a questão da preparação técnica, física e mental de um piloto de competição ?
Alex Schultz - A partir do momento que começa a competir pra valer, com os melhores do Brasil, você entende que o esporte exige e muito.
É alta performance sempre e é fundamental o piloto ter resistência e estar com a preparação física em dia, assim como buscar ser uma pessoa equilibrada emocionalmente para não se deixar levar apenas pela emoção e correr riscos de acidentes principalmente nas corridas.

Superbikers Brasil - Alex, todos vemos na TV no campeonato mundial alguns pilotos terem rituais antes de subir na moto. Você tem algum ritual que possa contar pra nós e o que ele representa pra voce ?
Alex Schultz - É comum vermos pilotos no mundial fazendo algum tipo de ritual antes da corrida e comigo isso não é diferente. Apenas as pessoas mais próximas sabem que eu chamo minha moto pelo nome e que ela tem "alma".
Eu converso muito com ela sempre. Acredito muito nessa conexão homem-maquina em uma Coisa só, algo como os avatares fazem com os animais (só pra ter uma visualização da coisa rsrs). Então, no grid quando minha equipe sai e fica apenas eu e a #22, eu abraço ela e peço proteção.
Tenho um diálogo íntimo e intenso com ela e nos preparamos juntos pra mais uma corrida. Juntos conectamos pra que possamos ficar longe de qualquer mal e qualquer perigo e que acima de tudo, estamos ali pra nos divertir e muito! Auuuuu (muitos risos...)
Superbikers Brasil - Quais seus planos e objetivos no(s) campeonato(s) que atua esse ano ?
Alex Schultz - Os planos são de evoluir como sempre em todos os aspectos para aumentar minha performance dentro das pistas e o objetivo é de conquistar os títulos Paulista e Brasileiro desse ano.
Após um excelente vice-campeonato no ano de estréia (2013 na 600cc SuperSport), tendo como Campeão o grande piloto Douglas Figueiredo, no ano seguinte segui buscando evolui mais para alcançar o título (2014), mas mesmo chegando na última etapa com diferença de apenas um ponto, fiquei com o vice novamente, dessa vez disputando com um outro grande piloto que veio pra categoria pra somar e aumentar o nível, Danilo Lewis.
Ano passado (2015), mais um ano de disputas intensas e brigando com o piloto Matheus Oliveira até a última etapa, chegamos a mais um vice-campeonato Brasileiro. Esse ano acredito que a disputa será ainda mais intensa. Com a vinda de ótimos pilotos de outros campeonatos, somado a alguns pilotos que voltaram de temporadas no mundial, o título desse ano terá um sabor especial devido a competitividade.
Creio que entre 8 a 10 pilotos estarão brigando pelo lugar mais alto do pódium em todas as etapas.

Superbikers Brasil - Qual o recado que voce dá para o pessoal que acelera forte nas estradas ?
Alex Schultz - Pra que apenas faça uma pesquisa com a #VEMPRAPISTA e ganhe consciência de que lugar pra buscar o máximo da motocicleta é no autódromo, um ambiente supervisionado.
Ainda indico a entrevista : https://www.youtube.com/watch?v=Ba_emYKMkQc
Superbikers Brasil - Quais seus equipamentos atuais (motocicleta, proteção, etc.) / marcas que gostaria de citar aconselhamentos aos pilotos ?
Alex Schultz - Corro com a Kawasaki ZX6-R, Equipamento de proteção completo DAINESE e capacete AGV.
Invista sempre em equipamento de segurança, pois é a sua vida que está em jogo!

Superbikers Brasil - Obrigado pelas informações Alex. Qual seria seu comentário final para a galera ?
Alex Schultz - Acho sempre importante agradecer a todos que fazem ser possível estar competindo no mais alto nível, com os melhores pilotos do Brasil.
Minha Equipe DYNEL'S RACING TEAM por todo o suporte, a BDO BRAZIL pela parceria de anos, a ROTA KAWASAKI pelo apoio da melhor concessionária do Brasil, DAINESE e AGV BRASIL pelo melhor equipamento, a MOTONIL pela preparação da motos, o DeRose Method (DeRose Morumbi) por cuidar da minha alta-performance e foco, a OGIO BRASIL, a T-RIDER BRASIL e a todos que me ajudam de alguma forma ou torcem juntos.
Estamos sempre a disposição para futuros parceiros e aos interessados, é só contatar através da FANPAGE : https://www.facebook.com/pilotoalexschultz22/
ou instagram : @alex_schultz_22
Obrigado ao Superbikers Brasil pela oportunidade e já convido a todos a comparecerem na próxima etapa do Superbike no dia 22/05 em Interlagos!!!
Auuuuuu
Abraços a todos,
Alex Schultz
Comentários