Superbikers Brasil - Em Foco - Piloto Alex Pires #56
- Edição e Imagens - Chris Fabbri | Consultor
- 9 de mai. de 2016
- 4 min de leitura

Dessa vez, entrevistamos o amigo e piloto carioca Alex Pires, com sua tocada forte além de ser gente da melhor qualidade, da equipe Center Moto Racing.
Superbikers Brasil - Como a motocicleta entrou na sua vida Alex ? Como a paixão começou ?
Alex Pires - Olá Chris e amigos da Superbikers. A moto não entrou em minha vida mas já fazia parte dela desde que nasci. O meu pai já era motociclista , ele tinha uam CG125 e anos mais tarde teve duas MZ250 pelo qual eu era louco. Então eu, com os meus 17 anos comprei a minha 1a. moto - uma Honda CB400 1980 e desde de então não desci mais de uma motocicleta !
Superbikers Brasil - Em qual momento voce percebeu a vontade de competir e quais os passos que deu para que isso se realizasse ?
Alex Pires - Olha, eu venho ainda de uma geração na qual a legislação de transito era mais branda , e já fiz muita besteira nas ruas e em estradas, mas com o amadurecimento percebi o real perigo da velocidade , e então decidi participar de Track-days com o amigo Saqui no Rio de Janeiro. E foi em 2009 que fui convidado a participar de uma prova do campeonato carioca, onde andei de CBR1000RR , e foi "amor a 1a. largada". Então decidimos montar a CenterMoto Racing Team , e com o lamentável término do nosso autódromo no Rio de Janeiro em 2012 nós decidimos participar do Moto1000GP.

Superbikers Brasil - Como voce vê a questão da preparação técnica, física e mental de um piloto de competição ?
Alex Pires - Hoje a parte fisica é tão importante quanto a técnica e a mental. Faço muita dieta e preparação física. O físico estando 100 % a mental não estará abalada , porque voce sabe que está preparado para acelerar e aguentar todas as voltas no limite , e a condição técnica só se apura queimando muitos pneus e gasolina, com muito treino.
Superbikers Brasil - Alex, talvez poucas pessoas saibam visto que hoje voce tem um grande reconhecimento nacional na categoria 600cc, mas também teve uma experiência anterior com motos de 1000cc. Qual a diferença mais marcante na pilotagem e queremos uma palavra sua para aqueles amigos que também tem uma 1000cc e ficam com receio de pilotar uma 600cc.
Alex Pires - Olha Chris , de inicio eu sofri muito com a mudanca da 1000cc para 600cc : por eu ser mais pesado que os outros pilotos , e pelo vicio que a 1000 acaba criando , que é fechar o punho em ataques e aproximações de curva e abrir o gás tendo a chance de se recuperar se errar algo.
Na 600cc temos que aproveitar a velocidade de passe de curva , e se errar já era, não recupera mais as posições perdidas. Dessa forma tive que emagrecer e reaprender a pilotar. Hoje graças a Deus e a minha equipe consegui estar entre os Top 5 do Brasil, com muita dedicação e foco !
Superbikers Brasil - Nas redes sociais você se mostra muito dedicado na preparação física. Antes de encarar a motovelocidade isso já era do seu cotidiano, e se não era, em que momento isso começou a fazer parte da tua rotina, e se tem alguém ou algum fato que te motivou mais.
Alex Pires - Sou atleta desde pequeno , mas com certeza a parte fisica está cada vez mais presente na motovelocidade. Mas com certeza a vinda de pilotos estrangeiros para a nossa equipe como o Matthieu Lussiana (Frances) e o Miguel Praia (Português) , nos ajuadaram muito , porque nos motivaram a aprender mais sobre a fisiologia da motovelociadade , além do que hoje conto com uma estrutura de desenvolvimento fisico que é a SolidSport , que desenvolve o treino dos pilotos da CenterMoto RT.
Superbikers Brasil - Quais seus planos e objetivos no(s) campeonato(s) que atuará esse ano ?
Alex Pires - Esse ano a primeira meta é voltar andar no meu melhor tempo do ano passado , pois estou voltando de uma fratura séria na perna direita, mas estou focado para figurar entre os tops novamente.

Superbikers Brasil - Qual o recado que voce dá para o pessoal que acelera forte nas estradas ?
Alex Pires - Aos senhores que gostam de acelerar de verdade , venham para as pistas pois é um lugar com riscos controlados e com pessoas preparadas para qualquer eventualidade , a fogueira das vaidades acaba com o homem e nas pistas não tem vaidade mas sim técnica e disposição !
Superbikers Brasil - Quais seus equipamentos atuais (motocicleta, proteção, etc.) ?
Alex Pires - A Moto que uso já há alguns anos é a Honda CBR600RR , com atualizações de acordo com o regulamento do Moto1000GP , o macacão e luvas são One-X Custom Suit. Capacete Shark Race R , Suspenções Ktech e escapamento LeoVince com pneus Michelin.

Superbikers Brasil - Algum comentário adicional ou recado que gostaria de deixar para os amigos que curtem motovelocidade ?
Alex Pires - Senhores, mantenham a moto sempre em dia com a manutenção periódica , pneus calibrados e em bom estado. Respeitem a lesgilação de transito e pilotem sempre equipados.
Obrigado por este espaço. É muito importante para podermos dar o nosso recado , e quero agradecer principalmente a CenterMoto Racing Team , Honda Motos , Michelin , Ipiranga Lubrificantes , Caioinduscar , Ciosiotar , One-X Custom Suits , Sharkhelmets , Solidsports , CIRfisioterapia , Linktel e ITs.
Abraços a todos.
Alex Pires - Center Moto Racing Team
Comments