top of page
Buscar

Superbiker Brasil - Entrevista - Piloto Edson Luiz #99

  • Chris Fabbri / CFR Media
  • 30 de abr. de 2016
  • 4 min de leitura

ENTREVISTA - Piloto Edson Luiz #99

Mais conhecido nas pistas como "Mamute", o piloto, advogado e empresário Edson Luiz nos concedeu essa entrevista abaixo, onde conta um pouco da sua vida com as 2 rodas. É ler, curtir e guardar as grandes mensagens que ele deixa para todos além de seus projetos envolvendo a motovelocidade no país.

Superbiker Brasil - Como a motocicleta entrou na sua vida? Como tudo começou?

Edson Luiz - A lembrança que tenho sobre duas rodas é durante minha vida inteira. Primeiro com as bicicletas onde competi em bicicross e ciclismo speed, isso até meus 14 anos de idade. Após, já com 16 comprei minha primeira DT180 de trilha e aí não parei mais. As cilindradas foram crescendo junto comigo.

Superbiker Brasil - Em qual momento você percebeu a vontade de competir e quais os passos que deu para que isso se realizasse?

Edson Luiz - Os anos de 2009 e 2010 foram muito difíceis pra mim, pois nesse curto espaço de tempo perdi 5 grandes amigos em acidentes de motos nas estradas. Por um certo tempo fiquei muito assustado e me perguntando como algo que pode nos dar tanto prazer e alegria pode nos dar tanta tristeza. Fiquei um tempinho com a moto estacionada na garagem pensando se abandonaria ou não. Porém, já em 2007 eu havia feito meu primeiro curso de pilotagem no Autódromo de Curitiba onde frequentei durante algum tempo fazendo track-days e mais cursos para aperfeiçoamento da técnica de pilotagem. Assim, em 2011, após um longo período parado recebi um convite para participar de um Track-Racing (track Day com uma corrida ao final) no Autódromo de Santa Cruz do Sul. Como a proposta do evento era somente reunir motociclistas de rua sem experiências com corrida, topei o desafio e parti para o RS. Lembro do grid com posições de largada sorteados, com 14 motos. Se não me engano larguei em sexto ou sétimo pelo sorteio feito.

Pois bem, a corrida com 8 voltas foi emocionante e cheguei na segunda posição a menos de meia roda do primeiro colocado. Aí eu fui infectado pelo vírus da adrenalina nas pistas.

Superbiker Brasil - Quando e como começou a andar pra valer nos autódromos?

Edson Luiz - Comecei já em 2011 disputando as duas últimas etapas do Campeonato Gaúcho de Motovelocidade. Não tinha experiência alguma, portanto, já na primeira corrida fui ao chão. Nada de grave. Arrumei a moto e fui pra próxima. Aí a coisa engrenou e no ano seguinte, em 2012 já estava participando de campeonatos a nível nacional.

Superbiker Brasil - Como você vê a questão da preparação técnica, física e mental de um piloto de competição?

Edson Luiz - Durante os meus 3 primeiros anos competindo, eu não me preocupava com nenhum destes três pontos. Entendia que preparação técnica que eu tinha era suficiente e que o restante eu aprenderia na pista. Minha preparação física era totalmente errada. Fazia exercícios de levantamento de peso achando que iria me ajudar quando na verdade é o contrário, terminava as corridas todo travado e dolorido. Quanto a preparação psicológica, comecei a ter acompanhamento de profissional no ano de 2015 após eu ter quatro quedas muito feias e estar visivelmente desequilibrado emocionalmente já que minha moto estava acertada, minha técnica estava muito melhor que anos anteriores e minha preparação física nunca foi tão boa. Eu acredito que este ano de 2016 eu esteja chegando em minha melhor fase dentro da Motovelocidade.

Superbiker Brasil - Quais seus planos e objetivos no(s) campeonato(s) que atua esse ano?

Edson Luiz - Quero surpreender, esta é minha meta. Quero melhorar meus tempos, minha postura como piloto, quero poder influenciar mais pessoas a praticarem esse esporte maravilhoso e quero me superar. As colocações nas corridas, estas serão consequência do trabalho bem feito. Tenho uma equipe Top e tenho o apoio de minha noiva Mariane Thais que me dá todo o suporte necessário para que eu foque somente na pista. Como diz um ditado: Se você quiser ir rápido vá sozinho, mas se quiser ir longe, vá acompanhado. Em uma corrida precisamos ir rápido, mas acima de tudo, precisamos ir longe. De nada adianta só uma volta rápida. A corrida é bem mais que isso.

Superbiker Brasil - Qual o recado que você deixa para o pessoal que acelera forte nas estradas?

Edson Luiz - Seus pais, sua esposa(a), seus filhos estão lhe esperando pra jantar, não mude os planos deles. ou melhor, mude os planos deles sim. Traga-os para te ver andar em segurança dentro das pistas, eles vão amar.

Superbiker Brasil - Quais seus equipamentos atuais (motocicleta, proteção, etc.) / marcas que gostaria de citar ?

Edson Luiz - Hoje estou pilotando uma Kawasaki ZX10R.

O meu macacão e luvas são feitos sob medida, exclusivo e personalizado pra mim pela 2MT Motorstyle.

Botas estou usando Dainese, Gaerne e Alipinestars.

Capacete é um Arai RX-7 personalizado pelo grande Tato Design

Proteção de coluna e tórax Dainese.

Superbiker Brasil - Seu recado final Edson ?

Edson Luiz - Quero agradecer ao meu amigo Chris Fabbri por mais esta oportunidade em divulgar o trabalho dos pilotos de motovelocidade do Brasil. Somente quem está envolvido diretamente com este esporte sabe o quanto amamos fazer isso.

Quero agradecer também aos meus patrocinadores 2MT Motorstyle, Shed Western Bar e Deep Nutrition por acreditarem e apoiarem mais um ano de competição.

Aproveito a oportunidade para convidar os que gostam de motociclismo a acessar meu novo projeto que está no site WWW.PILOTEBEM.COM.BR

Lá estou fazendo uma promoção juntamente com a 2MT Motorstyle que vai dar um macacão personalizado e feito sob medida para um dos inscritos no projeto. Visite lá e deixe seu email, é rapidinho.

Um grande abraço a todos.

E aceleraaaa !!!

Edson Luiz |Mamute 99

Edição e fotografia - Chris Fabbri / CFR Media - para Superbiker Brasil

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

São Paulo / SP - Brasil

  • Facebook Social Icon
  • Facebook Social Icon

© 2016 by Chris Fabbri. All Rights Reserved / Todos os direitos reservados.

bottom of page